terça-feira, 26 de abril de 2011

Dinâmicas para sua célula !



TEMA: Comprimidos para a fé
Objetivo: Nós, Templo do Espírito Santo. A graça de Deus na vida do cristão. 
Material: Três copos com água. Três comprimidos efervescentes. (aqueles com envelope tipo sonrisal)
 Descrição:
1. Colocar três copos com água sobre a mesa.
2. Pegar três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.
3. Pedir para prestarem atenção e colocar o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água.
4. Colocar o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem.
5. Por fim, retirar o terceiro comprimido da embalagem e colocá-lo dentro do terceiro copo com água.
6. Pedir que os participantes digam o que observaram.

Conclusão: No primeiro copo é aquela pessoa que não aceita muito a palavra, fica de fora de tudo, no segundo é aquele que até aceita, participa, porém não se abre fica fechado às verdades da fé e por último, o terceiro copo, é aquele que participa se abre, se mistura, tem o coração aberto a Deus, enfim é uma pessoa de fé.


Tema: 1001 utilidades
Material: Um pedaço de Bom Bril
 O líder pergunta quem já ouviu essa frase? 1001  utilidades?
O que é que tem mil e uma utilidades???
Desenvolvimento: Vai passando esse pedaço de bom bril entre os integrantes do grupo e cada um deve dizer uma utilidade do bom bril.

Ao final o líder começa a repetir algumas utilidades que foi citada da esponja e diz...

O bom Bril arreia a panela – mas não limpa seu coração.
O Bom Bril tira ferrugem – mas não lava seus pecados.
O Bom Bril ajuda a antena a se sintonizar – mas não responde orações. Etc....

Aplicação. Não há ninguém como nosso Deus, Ele é completo, Ele sim pode todas as coisas.



segunda-feira, 25 de abril de 2011

ORAÇÃO UM HABITO INDISPENSÁVEL NA VIDA DE UM LÍDER



ORAÇÃO
Ore diariamente pelos discípulos da célula.

A oração é uma ferramenta fascinante para a pessoa que deseja ministrar a outras. É uma das coisas mais simples que podemos fazer. Um líder eficaz considera a oração inegociável em seu ministério. É preciso separar um tempo para orar como uma das prioridades mais importantes.

Motivos por que o líder deve orar diariamente pelos discípulos da célula.
Você não vai encontrar na Bíblia um líder eficaz que não tenha sido uma pessoa de oração. Essa realidade também vale para nos hoje. Uma pesquisa revelou que lideres que gastam 90 minutos para orar e meditar diariamente multiplicam suas células duas vezes mais que duas vezes mais que os que gastam menos de meia hora. Separar tempo para orar faz a diferença!

Oração poupa tempo
O maior obstáculo para a oração é que estamos sobrecarregados com as outras tarefas diárias. Parece que nunca dispomos de tempo suficiente uma das maiores desculpas para não orar é que estamos ocupados. Quando Deus se move Ele ajuda as pessoas fazer mudanças em segundos, as quais levariam anos se dependesse de nos. A oração é um poupador de tempo poderoso.
Martinho Lutero, o fundador da igreja Luterana, era um homem muito ocupado. Ele entendeu o poder da oração para poupar tempo e esforço. Ele disse certa vez ao seu barbeiro. “ Eu oro duas horas por dia, exceto em dias ocupados. Nesses dias eu ora três horas” 

A Oração torna tudo melhor.
Ninguém chega ao fim da vida e diz “Passei tempo demais orando” mas muitos chegam ao fim da vida e dizem “Eu não orei o suficiente” Jamais um líder de célula olhou para traz e disse “Acho que gastei muito tempo orando pela minha célula esta semana” mas muitos lideres já olharam para trás e disseram “Sinto que não orei tempo suficiente pela minha célula”
A oração torna você um líder mais amoroso e espiritualmente sensível. A oração faz com que o dia da célula tenha vida. Ela torna as coisas melhores. A oração anima os discípulos da célula, atrai a gloria de Deus para a reunião, faz o ambiente ficar cheio da unção e paz do Espírito Santo.

A oração é a nossa arma mais poderosa.
As duas coisas que satanás mais teme são a oração e a multiplicação.
Ambas fazem parte do DNA da vida da célula. Um líder deve orar para que ele e seus discípulos não sejam derrotados pelos ataques de satanás.
Devemos orar não somente para não perdemos território, mas também para ganharmos terrenos novos (Conquista) Podemos vencer de joelhos. Podemos avançar de joelhos. Podemos correr de joelhos. Essa arma Deus deu a nos para que usemos é por isso que devemos orar sem cessar.
Leia e medite – Mateus 6:9-13 – Jó 42:10 – Mateus 6:5-7 –Ef 6:10 –Ef 1:17-19 – Fp 1:9 

domingo, 24 de abril de 2011

Dinâmica para sua célula !!!!




Ai vai mais uma DINÂMICA PARA DEIXAR SUA REUNIÃO DE CÉLULA MAIS ATRATIVA. 


Tema: Organizando minha vida.
Material: 1 Caixa de papelão grande com um papel colado escrito LIXO, ou uma lata de lixo grande.

Nesta dinâmica o Líder deve combinar com o anfitrião antes.
A casa da pessoa que recebe a célula deve estar bem bagunçada. Com sapatos pela casa, sacola no chão, copos na estante... Tudo bagunçado e fora do lugar.

O líder começa a célula normalmente com oração e louvor.
Após perguntar: vocês perceberam que essa casa hoje esta bagunçada?

Ministrar sobre a sujeira da alma.
A alma é o lugar emotivo do homem. Muitas pessoas têm guardado sujeiras, coisas ruins, como pecado, rancor, inveja, tristeza, magoa na alma. E tudo isso fica lá dentro bagunçando nossa vida.
Muitos já não conseguem mais orar, buscar a Deus, porque estão vivendo uma desordem emocional e isso reflete na comunhão com Deus.

Após a ministração pedir para cada discípulo, pegar um objeto que esta no chão, ou na estante (pegar uma bagunça) e ficar segurando.
Ai o líder pede para cada um refletir na sua vida interior. (Pode colocar uma música de fundo)

Hoje é o dia de você jogar fora aquilo que tem te incomodado, hoje você precisa jogar no lixo tudo que tem sido uma barreira na tua vida.

Após esse momento o líder pede para cada pessoa jogar na caixa de papelão aquele objeto que esta segurando, como um ato profético.

Encerrar cantando uma música que fale de libertação ou cura interior.

Com Jesus nossa vida fica em ordem, sem Ele tudo fica em desordem. Mantenha sua vida diante do trono, viva a cada dia como um discípulo intimo de Deus, e não permita que o lixo da vida entre na sua alma. Seja uma pessoa livre e curada.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

O SONHO DEVE SER UM HABITO DE UM LÍDER DE CÉLULA



Oi pessoal !!! Hoje pela manhã tive o desejo de colocar aqui no meu blog uma mensagem de entusiasmo aos líderes de célula. Que vocês voltem a SONHAR COM UMA CÉLULA QUE CRESCE E MULTIPLICA ! 


Sonhe em liderar uma célula saudável, que cresce e multiplica.

A maioria das células e lideres são gigantes adormecidos, satanás quer que seja assim, por isso ele constantemente sussurra mentiras nos ouvidos dos lideres acerca daquilo que eles não são capazes de fazer.
Satanás é derrotado quando o líder tem um sonho, pois o sonho aumenta o potencial.
Células tem um potencial surpreendente.
A igreja Metodista iniciou com um grupo que se reunia na Universidade de Oxford. Hoje ela tem mais de 11 milhões de membros espalhados em todo o mundo.
Pense, se um líder multiplicar sua célula em apenas mais uma a cada ano por dez anos consecutivos, os resultados serão incríveis. Depois do primeiro ano, 1 célula se multiplica –se por 2, no final do segundo ano 2 células vão se tornar 4, depois do terceiro ano, 4 células se multiplicarão em 8, estas 8 em 16, 16 em 32, 32 em 64 células após 6 anos! Se a multiplicação continuar anualmente de 64 células resultarão em 128, 128 em 256, a multiplicação dos 256 resultará em 512 células, e as 512 células em 1028, no final do décimo ano mais da 1.000 células, este resultado é possível de uma única célula. Células são o potencial de crescimento da igreja.

Ter um sonho ajuda na realização.
O sonho nos motiva a crescer e multiplicar, um líder precisa sonhar com o crescimento, um líder precisa fazer planos por esse crescimento.
Ter um sonho ajuda a manter o foco e canalizar a energia, sem alvos nós perdemos o foco, deixamos de canalizar nossa energia e somos impedidos pelos obstáculos. Alvos são sonhos em desenvolvimento.

É preciso estabelecer alvos e hábitos como oração, convidar pessoas novas para participar da célula, contatar os discípulos, mentorear o vice líder, ter atividade de comunhão, e crescer pessoalmente. Planejar a inclusão desses hábitos em sua agenda semanal, lideres eficazes canalizam seus esforços em alcançar alvos e realizar o seu sonho.

Ter um sonho motiva o líder a continuar persistindo.
Liderar uma célula também inclui contratempos. As pessoas prometem vir, mas não comparecem, as pessoas nem sempre estão de acordo em relação a algum assunto, uns faltam sem dar explicações, O sonho ajuda o líder a persistir apesar dos obstáculos.
Todo líder e toda célula sofre contratempos, mas um líder altamente eficaz não desiste. Ele permanece motivado, seus sonhos o ajuda a continuar em frente.

Dois sonhos que toda célula precisa ter.

1-     Saúde da célula.
Existem vários elementos que tornam uma célula saudável. O mais obvio é a presença perceptível de Deus. As pessoas não vem em primeiro lugar porque os seus amigos estão ali, mas porque Deus esta presente. Muitas coisas boas acontecem quando Deus esta presente. As pessoas realmente se importam umas com as outras, visitantes são convidados e se sentem bem-vindos, o Senhor é fervorosamente adorado, as pessoas tem fome da palavra, os discípulos se sentem bem aceitos, os relacionamentos são aprofundados, ocorre crescimento e vidas são transformadas.
2-     Crescimento numérico da célula.
Uma célula eficaz e saudável cresce em números. Conforme a lei da natureza. As pessoas começam a se firmar na célula, se tornar fieis ao discipulado, se tornam um com o líder e logo outros começam a chegar, assim se da o crescimento.
Barreiras do crescimento.
  • Espaço físico limitado – Você não consegue colocar dois litros de refrigerante em uma garrafa de um litro e meio. Em outras palavras o espaço físico pode atrapalhar o crescimento.
  • Falta de vida espiritual – As pessoas normalmente não passam seu tempo em necrotérios, elas são atraídas á vida, e não a morte. Uma célula precisa ter uma vida de intimidade com Deus, a vida de Deus, a alegria de Deus precisa estar presente toda reunião.
  • Falta de evangelismo – Pessoas novas não vão aparecer por acaso. Elas precisam ser convidadas. Células em crescimento tomam tempo semanalmente para orar pelas pessoas que querem ganhar, buscam as melhores estratégias para atraí-las.
  • Falha em manter contato com os discípulos – Os discípulos acabam faltando a reunião da célula, as pessoas adoecem, as vezes precisam viajar, ou saem mais tarde do trabalho. E se ninguém faz contato com elas entre uma célula e outra essa ausência pode resultar em um desanimo e logo nem fazem mais parte da célula. É preciso tirar tempo para fazer contato com essas pessoas ausentes. Isto é consolidação.
  • Falta de atividades sociais – “Só trabalho sem diversão, torna enfadonha a vida do João” Apenas reuniões sem atividades de lazer, podem tornar a célula entediante. Os seres humanos são criaturas sociáveis que gostam de atividades. Criar esses momentos é inteligência do líder para garantir o crescimento da célula e unidade entre os discípulos. 

quinta-feira, 21 de abril de 2011

DINÂMICAS PARA CÉLULAS


Olá pessoal quero a cada semana colocar algumas DINÂMICAS de células aqui no meu blog. 
As DINÂMICAS são ferramentas Que possibilita a integração das pessoas ao grupo; é um modo de envolver e conhecer melhor cada DISCÍPULO.

FIQUE A VONTADE PARA APLICAR A SUA REUNIÃO DE CÉLULA. SHALON!     

TEMA: A vela e copo

Objetivo: Mostrar a nossa verdadeira função.
 Material: Uma vela, fósforos e um copo de vidro transparente.
Descrição: Colocar uma vela sobre a mesa e acende-la cuidadosamente. Deixar que se queime por alguns segundos.
Em seguida, pegar um copo transparente e, cuidadosamente e lentamente, colocar sobre a vela. Aos poucos, ela se apagará.
Deixá-la assim e pedir que as pessoas falem o que sentiram ou observaram, quando viram a experiência.
Aplicação. Mateus 5:14.
Nós somos a luz deste mundo. Não podemos estar escondidos, acomodados. Nossa função é pregar o evangelho, iluminar o mundo com a glória de Deus. 

Tema: Cebola
 Objetivo: Mostrar que a palavra de Deus, apesar de dura, ilumina nossa vida.
Materiais: Uma cebola Uma faca pequena Tiras de papel.
 O líder forma um círculo com os participantes e distribuí uma tira de papel para cada um contendo uma frase forte da Bíblia, como:

• “Moisés, eu te envio para libertar o meu povo”;
• “Vai, vende tudo o que têm e dá aos pobres”;
• “amem seus inimigos”;
• “oferece a outra face a quem te bateu;
• e outras.
 Pega então uma cebola bem grande e bonita, ainda com casca. A cada frase forte que for sendo lida, o participante que leu tira uma casca da cebola. Provavelmente os participantes se sentirão incomodados por abrir a cebola.
Observações: O líder concluí que a cebola é como a Bíblia: para dar sabor à comida, precisa ser aberta e descascada ( o que não é muito agradável). Assim, a Bíblia tem palavras duras que nos fazem sofrer, mas tornam nossa vida mais saborosa e saudável.
 Deus corrige o Filho que ama. 

quarta-feira, 20 de abril de 2011

OS 10 MANDAMENTOS DO CASAL



Uma equipe de psicólogos e especialistas americanos, que trabalhava em terapia conjugal, elaborou os Os Dez Mandamentos do Casal. Gostaria de analisá-los à luz da Bíblia, já que trazem muita sabedoria e felicidade dos casais.

1. Nunca irritar-se ao mesmo tempo - A todo custo evitar a explosão. Quanto mais a situação é complicada, mais a calma é necessária. Então, será preciso que um dos dois acione o mecanismo que assegure a calma de ambos diante da situação conflitante. É preciso se convencer de que na explosão nada será feito de bom. Todos sabem quais são os frutos de uma explosão: apenas destroços, morte e tristeza. Portanto, jamais permitir que a explosão chegue a acontecer.

2. Nunca gritar um com o outro - A não ser que a casa esteja pegando fogo. Quem tem bons argumentos não precisa gritar. Quanto mais alguém grita, menos é ouvido. Alguém me disse certa vez que se gritar resolvesse alguma coisa, porco nenhum morreria. Gritar é próprio daquele que é fraco moralmente, e precisa impor pelos gritos aquilo que não consegue pelos argumentos e pela razão. Pv 15:1 “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira

3. Se alguém deve ganhar na discussão, deixar que seja o outro - Perder uma discussão pode ser um ato de inteligência e de amor. Dialogar jamais será discutir, pela simples razão de que a discussão pressupõe um vencedor e um derrotado, e no diálogo não. Portanto, se por descuido nosso, o diálogo se transformar em discussão, permita que o outro "vença", para que mais rapidamente ela termine. Discussão no casamento é sinônimo de "guerra"; Que vantagem há em se ganhar uma disputa contra aquele que é a nossa própria carne? É preciso que o casal tenha a determinação de não provocar brigas; não podemos nos esquecer que basta uma pequena nuvem para esconder o sol. Às vezes uma pequena discussão esconde por muitos dias o sol da alegria no lar. 1Co 13:7 “O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta

4. Se for inevitável chamar a atenção, fazê-lo com amor - A outra parte tem que entender que a crítica tem o objetivo de somar e não de dividir. Só tem sentido a crítica que for construtiva; e essa é amorosa, sem acusações e condenações. Antes de apontarmos um defeito, é sempre aconselhável apresentar duas qualidades do outro. Rm 13:10 “O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor”.

5. Nunca jogar no rosto do outro os erros do passado - A pessoa é sempre maior que seus erros, e ninguém gosta de ser caracterizado por seus defeitos. Toda vez que acusamos a pessoa por seus erros passados, estamos trazendo-os de volta e dificultando que ela se livre deles. Certamente não é isto que queremos para a pessoa amada. É preciso todo o cuidado para que isto não ocorra nos momentos de discussão. Nestas horas o melhor é manter a boca fechada. Aquele que estiver mais calmo, que for mais controlado, deve ficar quieto e deixar o outro falar até que se acalme.
1Pe 4:8 “...Porque o amor cobrirá a multidão de pecados

6. A displicência com qualquer pessoa é tolerável, menos com o cônjuge - Na vida a dois tudo pode e deve ser importante, pois a felicidade nasce das pequenas coisas. A falta de atenção para com o cônjuge é triste na vida do casal e demonstra desprezo para com o outro. Seja atento ao que ele diz, aos seus problemas e aspirações.

7. Nunca ir dormir sem ter chegado a um acordo - Se isso não acontecer, no dia seguinte o problema poderá ser bem maior. Não se pode deixar acumular problema sobre problema sem solução. Já pensou se você usasse a mesma leiteira que já usou no dia anterior, para ferver o leite, sem antes lavá-la? O leite certamente azedaria. O mesmo acontece quando acordamos sem resolver os conflitos de ontem. Os problemas da vida conjugal são normais e exigem de nós atenção e coragem para enfrentá-los, até que sejam solucionados, com o nosso trabalho e com a graça de Deus.
Ef 4:26 "Não se ponha o sol sobre a vossa ira"

8. Pelo menos uma vez ao dia, dizer ao outro uma palavra carinhosa - Muitos têm reservas enormes de ternura, mas esquecem de expressá-las em voz alta. Não basta amar o outro, é preciso dizer isto também com palavras. Especialmente para as mulheres, isto tem um efeito quase mágico. Isto muda completamente o seu estado de ânimo, humor e bem estar. Como são importantes essas expressões de carinho que fazem o outro crescer: "eu te amo", "você é muito importante para mim", "a tua presença é importante para mim"; "tuas palavras me ajudam a viver"... Diga isto ao outro com toda sinceridade sempre! 1Jo 4:18 “No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo

9. Cometendo um erro, saber admití-lo e pedir desculpas - Admitir um erro não é humilhação. A pessoa que admite o seu erro demonstra ser honesta, consigo mesma e com o outro. Quando erramos não temos duas alternativas honestas, apenas uma: reconhecer o erro, pedir perdão e procurar remediar o que fizemos de errado, com o propósito de não repeti-lo. Isto é ser humilde. Quando temos a coragem de pedir perdão, vencendo o nosso orgulho, eliminamos quase de vez o motivo do conflito no relacionamento, e a paz retorna aos corações. É nobre pedir perdão!

10. Quando um não quer, dois não brigam - É a sabedoria popular que ensina isto. Será preciso então que alguém tome a iniciativa de quebrar o ciclo pernicioso que leva à briga. Tomar esta iniciativa será sempre um gesto de grandeza, maturidade e amor. E a melhor maneira será "não por lenha na fogueira", isto é, não alimentar a discussão. Muitas vezes é pelo silêncio de um que a calma retorna ao coração do outro. Outras vezes será por um abraço carinhoso, ou por uma palavra amiga. Cl 3:14 “E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição

Paul Washer - Você quer Deus?

O consolidador é um GADITA !


Todo consolidador tem um perfil.

 “Dos gaditas se passaram para Davi, ao lugar forte no deserto, homens valentes adestrados para a guerra, que sabiam manejar escudo e lança; seus rostos eram como rostos de leões, e eles eram tão ligeiros como corças sobre os montes. Ezer era o chefe, Obadias o segundo, Eliabe o terceiro, Mismana o quarto, Jeremias o quinto, Atai o sexto, Eliel o sétimo, Joanã o oitavo, Elzabade o nono, Jeremias o décimo, Macbanai o undécimo. Estes, dos filhos de Gade, foram os chefes do exército; o menor valia por cem, e o maior por mil” (I Cr 12:8-14).


Todo consolidador precisa ter o caráter de um gadita, ser um valente, ter um caráter indubitável. O líder de célula deve ter esse caráter consolidador, pois é responsável por cada um de seus discípulos.

 Os gaditas foram responsáveis pela consolidação das 12 tribos de Israel. Eles eram valentes e destemidos e, onde chagavam, transformavam o lugar. Na história de Israel, não há um registro de derrota das guerras onde os gaditas estiveram envolvidos.

 Davi permaneceu por muito tempo morando no deserto e em cavernas, quando era fugitivo de Saul. Um dia, ouviu dizer que os gaditas estavam indo ao seu encontro. Ao ouvir tal informação, ele foi antes ao encontro deles, pois sabia que nunca haviam perdido uma guerra. Um dos filhos dos gaditas se apressou e disse a Davi que a entrada deles era de paz e de conquista.

 A Bíblia relata que esse jovem profetizou para o rei Davi e as palavras por ele emitidas trouxeram consolo. Naquele momento, Davi foi consolidado. E os gaditas se uniram a Davi e tornaram-se capitães de tropas.

 Os consolidadores são linha de frente de guerra. Andam unidos em um só propósito. Eram 11 homens, 12 com Davi. Qual o perfil do gadita? O gadita tem uma unção de caráter e de personalidade. Eles eram homens que tinham o caráter tão ajustado e por isso não perdiam nenhuma batalha. Você terá um caráter tão ajustado que não perderá nenhum fruto fiel.

 A consolidação exige um caráter decisivo. Não consolidamos perguntando a pessoa se ela quer ou não ser consolidada, porque o novo convertido não sabe esboçar nada no reino espiritual. O ímpio está nascendo, é como uma criança. Você não pergunta a um bebê se ele quer mamar, se ele quer que troque a fralda, se ele quer tomar banho. Não! Você vai até ele e faz, você toma a iniciativa.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...