terça-feira, 30 de agosto de 2011

NÃO BASTA SERMOS DISCÍPULOS, TEMOS QUE SER DISCÍPULOS QUE FAZEM DISCÍPULOS!




DISCIPULADO
O discipulado cristão é um relacionamento de mestre e aprendiz, baseado no modelo de Jesus e seus discípulos, no qual o mestre reproduz tão bem no aprendiz a plenitude da vida que tem em Cristo, que o discípulo é capaz de treinar outros para ensinar e formar outros.

JESUS É O MESTRE FAZEDOR DE DISCÍPULOS. Como todo cristão leva o nome de Jesus, não existe lugar para a mediocridade no discipulado.

O discipulado é o processo de formar vidas, ensinando-lhes um novo estilo de vida com base no evangelho do reino. Portanto, um discípulo é alguém totalmente comprometido com o Senhor Jesus e com seus irmãos.

O discipulado surge do vínculo natural em nossa tarefa de fazer discípulos. Deus quer que sejamos mais do que testemunhas e proclamadores. Ele nos deu a tarefa de ensinar e formar a vida da pessoa que se converte. Temos que entender, então, que o ministério de fazer discípulos não vai somente até o batismo, mas continua com a edificação do novo que se converteu.

É uma relação de compromisso para edificação e frutificação. É alguém mais maduro que está ajudando o outro, que é mais novo na fé. Isto não é mais um método; é a prática de Jesus; é o que sustenta, edifica e ajusta ao corpo alguém que se converte.

É um vínculo que surge naturalmente quando alguém ganha o outro e se sente responsável por ele; CUIDA, VELA, ENSINA, AMPARA, SOFRE E LEVA A CARGA.

Assim, ninguém fica só. Todo “recém-nascido” fica com um “pai” ou uma “mãe” espiritual, que vai cuidar dele e alimentá-lo.

“...filhos meus amados. Porque ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais...” (1 Coríntios 4.14-17)
“...como pai a seus filhos, a cada um de vós, exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.” (1 Tessalonicenses 2.11,12)

Imitadores em quê?
Na paternidade espiritual – não em sermos somente “pedagogos espirituais”, porém pais, dando nossas próprias vidas ao Senhor e aos filhos espirituais.

OS IRMÃOS SÃO NOSSA ALEGRIA

“Pois, quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós? Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!” (1 Tessalonicenses 2.19,20)

“Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade.” (3 João 4)

A melhor forma de investimento de nossa vida terrena (70 ou 80 anos – Salmo 90.10) é vivermos o propósito eterno de Deus, sendo seus cooperadores, investindo, buscando e pensando nas coisas de cima (Mateus 6.19,20; Colossenses 3.1-3).

Nada dá mais alegria do que ver o reino de Deus se manifestando dia a dia em um discípulo que cresce à imagem de Jesus. Que tremendo privilégio fazermos parte desta obra maravilhosa! Como DEUS É BOM!

Não há alegria e realização maior nesta vida do que aquela em que temos certeza de estarmos edificando vidas para toda a eternidade; homens e mulheres, jovens, adolescentes, velhos e crianças, enfim, uma família gloriosa “com cara de Jesus” para a glória de Deus Pai!

“Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol das vossas almas.” (2 Coríntios 12.15).

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

COMPROMISSO, O JEITO BÍBLICO DE AMAR




Significado da palavra NAMORO: atrai, seduzir,afeiçoar-se,desejar possuir, cobiçar,

A palavra namoro vem do latim que quer dizer FARELAMORE= fazer amor.
Significado da palavra COMPROMISSO: obrigação, promessa, acordo entre duas pessoas. Esse é um relacionamento serio e responsável.

Quando dois jovens se interessam um pelo outro, precisam entender que este relacionamento é uma ponte para o noivado e casamento, não pode ser uma aventura nem um teste para ver se vai dar certo.


O compromisso vem trazer um novo conceito para a juventude nos relacionamentos, e levar os jovens entender que a sua vida sentimental não é algo de interesse particular seu, mas de DEUS.
Ele é o maior interessado em saber com quem você vai casar.
Para ter um compromisso de sucesso e um futuro casamento abençoado por Deus é preciso tomar alguns passos,

Vamos aprender com a vida de ISAQUE E REBECA, veremos como Deus uniu esses patriarcas. Gn 24 

1-confiar no Espírito Santo.
Abraão enviou Eliezer para buscar uma esposa ideal para seu filho Isaque.
ELIEZER é a figura do Espírito Santo
ABRAÃO esta representando a vontade perfeita de Deus sobre a vida de Isaque.
O Espírito prova os corações, assim com Eliezer provou as atitudes de Rebeca.
Gn 24: 13. E Deus dá a resposta final. Gn 24: 50. É preciso confiar no Espírito Santo.

2- servir ao mesmo Deus.
Gn 24: 2-4, após Eliezer ter confirmado através de provas com Deus que Rebeca era pessoa a quem buscava para Isaque, imediatamente perguntou de quem ela era filha, e descobriu que ela era filha de Betuel, que quer dizer HOMEM DE DEUS, e pertencia a linhagem de Abraão.  Ela servia ao mesmo Deus!!!  2Co 6:14  Mt 15:15 Ml 4:13.

3- ter a aprovação espontânea das autoridades.
Após a confirmação, Eliezer dirigiu-se a Rebeca e sua família e contou-lhes o que estava acontecendo Gn 24:49-51.
Precisa haver paz no coração dos pais e dos lideres tanto da moça como do rapaz.
Os pastores e lideres são usados por Deus para testificar sobre o compromisso, são pessoas levantadas por Deus para presidir sobre vidas e seu ponto de vista deve ser considerado.

4- ser uma pessoa de oração.
Gn 24:63 Isaque estava meditando no campo isso significa orando.
Ele era intimo de Deus um rapaz que temia ao Senhor. Isaque estava a ponto de tomar a maior decisão de sua vida, ele ia se casar.
(moças quando vocês estiverem buscando de Deus um casamento, procure observar se o rapaz é um jovem de oração, de intercessão, pelos frutos que se conhece a arvore)  
A oração é primordial neste processo; só a oração gera intimidade com Deus, quanto mais você busca ao Senhor, mais conhece a sua vontade.
No compromisso é estipulado um tempo de oração.

Por que orar três meses? Alguns autores mencionam que Eliezer levou aproximadamente 90 dias na sua viagem para encontrar Rebeca, sugerimos esse período como um tempo para ouvir Deus, esperando Sua resposta seja ela sim ou não entendendo q a vontade de Deus é a que deve permanecer.


5- ser uma pessoa santa. Gn 24:63b
Quando Rebeca ficou sabendo quem era Isaque, ela tomou um véu e se cobriu , isso significa santidade e pureza.
Precisamos resgatar as veredas antigas, precisamos deixar os princípios do mundo,
(rapazes, não olhe o físico da moça, olhe para o caráter e vida com Deus q ela leva, uma moça que se mostra de mais prova que tem problema de alma e precisa ser curada)

6- ser paciente.
Quando a bíblia descreve Rebeca dando água para todos os camelos de Eliezer, vemos que Eliezer reconheceu as qualidades de Rebeca.
(um camelo consegue beber 120 litros de água em 10 minutos )
Deus testa a nossa paciência, quando temos que abrir mão do namoro, do ficar, da paquera. Nos momentos de solidão tudo que uma pessoa quer é ser amada, ser elogiada, quando você ver o tempo passar e nada acontecer na sua vida sentimental , lembre-se : você esta sendo observado!!! Sl 40:1

7- adormecer os sentimentos.
Isaque e Rebeca esperaram o dia do seu casamento. Eles nunca se envolveram com ninguém antes, esperaram um pelo outro.
Lembre-se que Deus preparou Eva para Adão quando ele dormiu, quando Adão caiu num profundo sono Deus pode preparar a ele uma esposa. Gn 2:21


Conclusão: precisamos entender que quando aceitamos a Jesus não somos nós quem vivemos, mas Cristo vive em nós.
A nossa vida não pode mais ser como antes, nossos padrões tem que mudar, sua maneira de pensar e de agir. Tudo precisa estar alinhado com a palavra de Deus, Sl 119:9. Precisamos ser jovens radicais e dizer não ao padrão do mundo!!!

Crescendo em Tudo



 “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4.15).

 Recebemos uma ordem do Pai através do Apóstolo Paulo: “Cresçamos em tudo naquele que é a cabeça”. Em nenhum lugar da Palavra de Deus está escrito que devemos parar. Isto significa que enquanto estivermos aqui na terra precisamos continuar buscando o conhecimento do Senhor.

Andrew Anderson diz: “Um escultor às vezes abandona o seu trabalho e volta a ele em outro dia, a fim de retomar onde parou. Mas o mesmo não acontece com o crescimento da alma. A obra da graça em nós cresce ou declina, aumenta ou diminui”

Vejamos como deve ser esse crescimento:

 1 – Crescer na graça e no conhecimento
“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2 Pedro 3.18)

O crescimento na graça e conhecimento traz firmeza para suportar os desafios e vencê-los sem decair na fé – “Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza” (2 Pedro 3.17).

 2 – Crescer em amor
“E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus”

O crescimento no amor traz: conhecimento, percepção, excelência, sinceridade, liberdade, fruto de justiça.

1 Tessalonicenses 3.12: “e o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco”. O nosso adversário só cruza os braços enquanto os crentes, líderes, pastores, familiares brigam uns com os outros, até que os relacionamentos, família, obra de Deus sejam destruídos.

 3 – Crescer na intimidade com o Senhor
“Crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra” (1 Samuel 3.19).
Samuel crescia não somente em estatura, mas também no conhecimento do Senhor, por isto, O Senhor era com ele, tornando-se o sucessor do sacerdote Eli.

A falta de intimidade com Deus traz destruição – “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oséias 4.6a)

 4 – Crescer em força
“Contudo, o justo segue o seu caminho, e o puro de mãos cresce mais e mais em força” (Jó 17.9).

Mãos limpas trazem autoridade e aquele que não é puro de mãos terá sua força diminuída.

A ordem de Deus descrita pelo Ap. Paulo em Efésios 6.10 é para crescer em força: “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”.

5 – Crescer em prudência
“Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade” (Provérbios 1.5).

A prudência é estabelecida através dos princípios contidos na Palavra de Deus.

Crescer em prudência traz habilidade para as grandes conquistas.

6 – Crescer na fé
“não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação” (2 Coríntios 10.15).


A fé não nasce pronta. Ela cresce à medida que é exercida ou praticada.


Para agradar ao Pai precisamos crescer na fé: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11.6).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...